Uma comissão da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que inclui a contratação de planos de saúde sem fins lucrativos entre as hipóteses de contratação direta por órgãos públicos. O texto altera a Lei de Licitações e estabelece tratamento específico para entidades filantrópicas de assistência médica.
A aprovação ocorreu durante a análise da matéria pelo colegiado. O aval não encerra a tramitação do projeto nem transforma a regra em lei. A proposta ainda precisa cumprir as etapas previstas no processo legislativo antes de produzir efeitos.
O que prevê o texto
O ponto central da proposta é criar uma exceção às regras gerais de contratação pública para os casos em que o órgão público contratar plano de saúde oferecido por entidade sem fins lucrativos. A contratação direta é o procedimento em que a administração pública não realiza uma licitação nos moldes tradicionais.
Com a mudança, a natureza jurídica da operadora passaria a ser um dos elementos considerados na aplicação da Lei de Licitações. O texto trata de forma específica os planos administrados por entidades que não têm finalidade lucrativa, em vez de submetê-los apenas às regras gerais aplicáveis às contratações de serviços.
A medida está relacionada à prestação de assistência médica a servidores ou a outros grupos vinculados a órgãos públicos, conforme o objeto da contratação. A proposta, porém, não representa uma autorização geral para que qualquer plano de saúde seja contratado diretamente pelo poder público.
Critério está ligado à ausência de finalidade lucrativa
A hipótese prevista no texto se concentra em operadoras sem fins lucrativos. Essas entidades não têm como objetivo distribuir lucro a acionistas ou sócios, característica que as diferencia das empresas organizadas sob modelo empresarial tradicional.
O enquadramento jurídico da entidade, portanto, é o elemento que fundamenta a exceção proposta. A regra não se estende automaticamente a planos comerciais com finalidade lucrativa. Para se beneficiar da hipótese prevista, a operadora precisaria se enquadrar no tipo de organização indicado no projeto.
O texto também não elimina a necessidade de observância das demais exigências aplicáveis à administração pública. A contratação direta, quando autorizada pela legislação, continua dependendo do cumprimento das condições previstas para a formalização do negócio público.
Relação com a Lei de Licitações
A proposta modifica a Lei de Licitações para acrescentar uma situação específica de contratação direta. A legislação já prevê hipóteses em que a administração pode contratar sem realizar uma disputa entre fornecedores, desde que estejam presentes os requisitos legais correspondentes.
O projeto insere nesse conjunto uma situação relacionada aos serviços de assistência médica prestados por entidades sem fins lucrativos. A mudança busca reconhecer, na legislação de compras públicas, a particularidade dos planos de saúde mantidos por organizações filantrópicas.
Na prática, a aprovação na comissão abre caminho para que órgãos públicos tenham uma alternativa adicional na escolha de serviços de assistência médica. O procedimento, contudo, não significa que a administração fique dispensada de justificar a contratação ou de demonstrar que a operação atende ao interesse público.
Votação ainda não encerra o processo legislativo
A decisão da comissão representa uma etapa da tramitação. Para que a nova hipótese passe a integrar o ordenamento jurídico, o texto ainda precisa avançar nas fases seguintes previstas para a proposta, de acordo com o rito aplicável.
Até a conclusão desse processo, permanecem em vigor as regras atuais da legislação de contratações públicas. A aprovação no colegiado também não altera, por si só, contratos já firmados por órgãos públicos nem cria efeito imediato para novas contratações.
O alcance final da medida dependerá do texto que for aprovado nas etapas posteriores. Mudanças podem ocorrer durante a tramitação, inclusive na redação da hipótese de contratação direta e nas condições exigidas para sua aplicação.
Impacto sobre órgãos públicos e entidades filantrópicas
Se aprovada definitivamente, a regra poderá afetar a forma como órgãos públicos planejam a contratação de planos de saúde sem fins lucrativos. Em vez de aplicar apenas o procedimento licitatório ordinário, a administração poderá avaliar a utilização da hipótese específica criada pela lei, quando os requisitos estiverem presentes.
Para as entidades filantrópicas, a mudança pode representar o reconhecimento de um caminho próprio de contratação com o poder público. O benefício, porém, estará limitado às organizações que atendam à condição estabelecida no texto e às demais exigências legais e administrativas.
A aprovação não determina que órgãos públicos contratem essas entidades nem impede a adoção de outros procedimentos previstos na legislação. A decisão sobre o modelo a ser utilizado continuará vinculada às características de cada contratação e às regras aplicáveis ao órgão responsável.
Contratação direta não equivale a contratação automática
A dispensa ou a contratação direta não significa que o órgão público possa escolher livremente qualquer fornecedor, sem justificativa ou documentação. Mesmo nos casos em que a licitação é afastada, a administração deve observar os limites definidos pela legislação e registrar as razões que sustentam o procedimento.
Também é necessário diferenciar a possibilidade legal de contratar diretamente da obrigação de contratar. O texto aprovado cria uma hipótese para a administração, mas não impõe a celebração de contratos com planos filantrópicos.
O órgão público ainda deverá verificar se a entidade se enquadra no modelo sem fins lucrativos previsto na proposta e se o serviço atende às necessidades da administração. A aplicação da regra dependerá da redação final aprovada pelo Congresso e da regulamentação eventualmente necessária.
Próximos passos
A proposta segue em tramitação no Congresso Nacional. A aprovação pela comissão é um avanço dentro do processo, mas não corresponde à aprovação definitiva da mudança legislativa.
Enquanto o projeto não for concluído e convertido em lei, órgãos públicos continuam submetidos às normas atualmente vigentes para a contratação de planos de saúde. A nova hipótese somente poderá ser utilizada depois de eventual entrada em vigor da alteração legislativa.
O tema envolve a relação entre a saúde suplementar, a assistência médica oferecida por entidades filantrópicas e as regras de contratação do poder público. O debate na Câmara trata, especificamente, da possibilidade de reconhecer esse tipo de operadora em uma situação própria de contratação direta.
As informações têm como fonte a Agência Câmara de Notícias.








