Em ação na manhã de sexta-feira (26), Sejus-DF e Detran-DF fizeram abordagem educativa atrás da Torre de TV, em frente à Funarte.
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), por meio da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), em parceria com o Detran-DF, realizou na manhã desta sexta-feira (26) uma blitz educativa atrás da Torre de TV, em frente à Funarte, em Brasília. A ação abordou mais de 100 veículos e atingiu mais de 130 pessoas, distribuindo materiais informativos e orientações sobre os riscos da combinação entre álcool, drogas e direção. A atividade marcou o encerramento da programação especial em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho.
Ação nas ruas e divulgação de serviços
Durante a abordagem, motoristas e passageiros receberam folhetos e orientações sobre prevenção. Foram divulgados os canais de atendimento do Acolhe DF, programa do Governo do Distrito Federal coordenado pela Sejus-DF que oferece atendimento psicossocial gratuito a pessoas com dependência química e a seus familiares. A iniciativa buscou aproximar os serviços públicos da população e ampliar o acesso às informações sobre acolhimento e acompanhamento.
O secretário de Justiça e Cidadania interino, Jaime Santana, afirmou: “O enfrentamento às drogas passa, acima de tudo, pela prevenção e pelo acesso à informação. Quando levamos essa mensagem para as ruas, para as escolas e para os espaços de convivência, aproximamos os serviços públicos da população e fortalecemos a rede de proteção e acolhimento do Distrito Federal”, segundo nota da secretaria.
O subsecretário de Enfrentamento às Drogas, Diego Moreno, ressaltou que a programação foi planejada para alcançar diferentes públicos e ampliar o acesso às políticas públicas. “Nosso objetivo é mostrar que prevenir é cuidar. Cada conversa, orientação e ação educativa representa uma oportunidade de evitar que mais pessoas desenvolvam problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e, ao mesmo tempo, mostrar que existe uma rede preparada para acolher quem precisa de ajuda por meio do Programa Acolhe DF”, disse.
Depoimentos de participantes
Entre os motoristas abordados, a especialista em segurança pública Márcia de Alencar, de 60 anos, elogiou a iniciativa e afirmou que a ação contribui para a prevenção e segurança cidadã. “Esta iniciativa faz com que a prevenção se constitua de uma forma cidadã. Isso aqui é segurança cidadã. Isso aqui é contribuir para que a gente tenha um futuro seguro e em paz”, disse.
O corretor de imóveis Vanderlei Putti, de 72 anos, também comentou a importância das abordagens educativas. “A gente sabe da importância desse tema no dia a dia, mas, se ninguém aborda você para falar sobre isso, acaba caindo no esquecimento, vira paisagem. Essas intervenções na rua despertam a atenção das pessoas”, afirmou.
Semana de mobilização
A blitz encerrou uma série de ações realizadas pela secretaria ao longo da semana com foco na prevenção, conscientização e promoção da saúde. Na terça-feira (24), cerca de 100 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa participaram de atividade na Unidade de Internação Provisória de São Sebastião sobre uso de álcool e outras drogas na adolescência e reintegração social.
Na quinta-feira (25), foi realizada a palestra “O esporte e a cultura como instrumentos de prevenção ao uso de álcool e outras drogas” no Colégio Supere, em Samambaia, reunindo 85 estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental. No mesmo dia, mais de 100 crianças da educação infantil participaram de atividade pedagógica em Nova Betânia, em São Sebastião, com foco em educação emocional e habilidades socioemocionais.
Programa Acolhe DF
Coordenado pela Sejus-DF, o Acolhe DF é a principal política pública do GDF voltada ao acolhimento e à reinserção social de pessoas com dependência de álcool e outras drogas. O programa oferece atendimento psicossocial gratuito a usuários e familiares, realiza encaminhamentos voluntários para comunidades terapêuticas e promove ações integradas de cuidado e fortalecimento de vínculos. Além do tratamento, busca ampliar oportunidades de reinserção por meio de articulação com outras políticas públicas.
Com informações da Sejus-DF
Assuntos nesse artigo:
#prevencaoaousodrogas, #prevencao, #alcool, #drogas, #sejusdf, #subed, #detrandf, #funarte, #acolhedf, #gdf, #distritofederal, #blitzeducativa, #diainternacionaldecombateasdrogas, #jaimesantana, #diegomoreno, #marciadealencar, #vanderleiputti, #saosebastiao, #samambaia, #novabetania
Publicado em: 26/06/2026 às 20:27

