quinta-feira, 1 de outubro de 2026
EDUCAÇÃO

Projeto em tramitação transforma a oferta de vagas no principal desafio do acesso universitário

Proposta em análise na Câmara dos Deputados pretende extinguir o vestibular como mecanismo de seleção para as universidades públicas. A mudança deslocaria para as instituições e para o planejamento da oferta de vagas a organização do ingresso no ensino superior.
1000371791-1-768×512-1

Um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados prevê uma mudança estrutural na forma de ingresso nas universidades públicas. Pelo texto, o vestibular deixaria de funcionar como mecanismo de seleção e a conclusão do ensino médio passaria a garantir o acesso universal ao ensino superior público.

A proposta altera a lógica atualmente associada à entrada nas universidades públicas. Em vez de concentrar a disputa em uma prova que define quem ocupa as vagas disponíveis, o modelo previsto no projeto transfere para as instituições a tarefa de organizar o atendimento aos estudantes que concluírem essa etapa da educação básica.

O texto ainda está em análise e não modifica, por si só, as regras vigentes. Para produzir efeitos, a proposta precisaria avançar na tramitação legislativa e ser aprovada nas etapas previstas para projetos dessa natureza.

O que muda no modelo de ingresso

Hoje, o acesso às universidades públicas é condicionado à participação em processos seletivos. O vestibular e outras formas de seleção são usados para ordenar os candidatos quando o número de interessados é maior que a quantidade de vagas oferecidas por cada instituição.

O projeto parte de uma premissa diferente. A conclusão do ensino médio seria suficiente para permitir o ingresso em uma universidade pública, sem que o estudante tivesse de disputar uma vaga por meio de exame seletivo. O foco da mudança, portanto, está no critério de acesso.

Com a retirada do vestibular como filtro, a seleção deixaria de ser a etapa responsável por limitar a entrada dos concluintes do ensino médio. A proposta prevê, assim, uma passagem direta entre a conclusão dessa fase escolar e o ensino superior público.

O alcance prático da medida dependeria da forma como as universidades organizariam a oferta de cursos, turmas e vagas. Essa organização passaria a ter papel central em um sistema no qual a procura não seria controlada pela eliminação de candidatos em uma prova.

Planejamento das universidades

O fim do vestibular, conforme a proposta, não significaria apenas a retirada de uma prova do calendário acadêmico. As universidades teriam de estruturar mecanismos para receber os estudantes que passassem a ter direito ao acesso previsto no projeto.

Esse novo desenho colocaria a capacidade de atendimento no centro da gestão universitária. A definição de vagas, a distribuição dos estudantes e o funcionamento dos cursos precisariam ser compatíveis com a regra de acesso universal estabelecida pelo texto, caso ele fosse aprovado.

A mudança também alteraria a relação entre a demanda por ensino superior e a oferta mantida pelas instituições públicas. No modelo seletivo, a quantidade de vagas disponíveis ajuda a determinar o número de estudantes que ingressam. Na proposta, a organização da oferta teria de acompanhar o princípio de que os concluintes do ensino médio devem ser atendidos.

O projeto, conforme apresentado pela Câmara, não transforma automaticamente as universidades em instituições sem limites de capacidade. A proposta estabelece uma nova regra de acesso, mas sua aplicação dependeria da regulamentação e das providências necessárias para que as instituições possam cumprir essa finalidade.

Conclusão do ensino médio como condição

O texto associa o ingresso na universidade pública à certificação da conclusão do ensino médio. A etapa da educação básica passaria a ser o marco para a entrada no ensino superior, substituindo a competição entre candidatos pela comprovação de que o estudante concluiu a formação exigida.

Essa alteração muda o momento em que ocorre a principal decisão sobre o acesso. Em vez de ocorrer depois da conclusão do ensino médio, em uma seleção organizada pelas universidades ou por sistemas de ingresso, a entrada seria vinculada ao próprio encerramento dessa etapa escolar.

O projeto também reposiciona o papel do vestibular. A prova deixaria de definir quais estudantes poderiam seguir para a universidade pública. A proposta, portanto, não trata apenas da realização ou não de um exame, mas da função que os processos seletivos exercem na distribuição das vagas.

Ao retirar essa função do vestibular, o texto propõe que a universidade pública seja organizada para atender à demanda formada pelos concluintes do ensino médio. A medida exigiria uma revisão dos procedimentos de matrícula e da distribuição dos estudantes entre os cursos e instituições.

O que ainda precisa ocorrer

A proposta está em fase de tramitação na Câmara dos Deputados. Isso significa que o conteúdo ainda pode ser analisado, discutido e submetido às etapas legislativas correspondentes antes de qualquer eventual mudança nas regras nacionais de ingresso.

Enquanto o projeto não for aprovado e não entrar em vigor, permanecem válidos os processos de seleção adotados pelas universidades públicas segundo as normas atualmente aplicáveis. A apresentação do texto não garante matrícula imediata nem altera os vestibulares e demais formas de ingresso já previstos.

O avanço da proposta dependerá da análise do Legislativo. O projeto precisará ser examinado dentro do processo legislativo e, se aprovado, ainda dependerá das providências necessárias para a implementação do novo modelo.

Por essa razão, a discussão atual está concentrada na concepção de acesso universal e nas mudanças que ela produziria na organização do ensino superior público. A eventual aplicação da regra exigiria que o sistema definisse como atender a todos os estudantes abrangidos pela medida.

Impacto sobre a lógica da seleção

O principal efeito previsto pelo projeto é a substituição da lógica de competição pela lógica de atendimento. No formato atual, os candidatos concorrem por um número determinado de vagas. No modelo proposto, a conclusão do ensino médio seria o requisito para o acesso, e as universidades teriam de organizar sua estrutura para receber os estudantes.

Essa mudança desloca o problema central do ingresso. A pergunta deixaria de ser quem foi aprovado na seleção e passaria a ser como o sistema público de ensino superior deverá planejar sua capacidade para cumprir o acesso universal.

O texto também aproxima a política de ensino médio da política de ensino superior. A certificação obtida ao final da educação básica passaria a estar diretamente ligada à possibilidade de matrícula em uma universidade pública, sem a etapa intermediária de uma disputa por vagas.

A proposta, contudo, ainda não define por si só a rotina de cada instituição nem produz uma alteração imediata no funcionamento das universidades. Esses aspectos dependeriam da tramitação do projeto e das regras que eventualmente fossem estabelecidas para sua execução.

Debate permanece no Legislativo

Ao analisar a proposta, a Câmara discute uma mudança que alcança tanto o vestibular quanto a forma de planejamento das universidades públicas. O texto coloca em debate se o acesso ao ensino superior deve continuar condicionado à seleção entre candidatos ou se deve ser assegurado a todos que concluírem o ensino médio.

Até que o processo legislativo seja concluído, a proposta permanece como uma possibilidade de alteração da política de ingresso. O modelo atual continua sendo aplicado, e a eventual adoção do acesso universal dependerá das decisões tomadas durante a tramitação.

O projeto, portanto, não representa uma mudança já vigente, mas apresenta um novo desenho para a passagem da educação básica ao ensino superior. Seu ponto central é retirar do vestibular a função de definir quem entra e atribuir às universidades a responsabilidade de organizar a oferta necessária para o atendimento universal.

Fonte: Agência Câmara de Notícias. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.