Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário DF
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário DFNoticiário DF
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Acendimento da chama olímpica inspira e reforça iniciativa do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024

16 de abril de 2024
Compartilhar

A cada edição dos Jogos Olímpicos, uma tradição se renova e captura a atenção de torcedores e atletas ao redor do mundo, o acendimento da tocha olímpica. Este rito, que aconteceu na manhã desta terça-feira (16/04), que tem início com uma cerimônia na antiga Olímpia, na Grécia, simboliza não apenas o início da maior celebração do esporte mundial, mas também a conexão entre o passado e o presente, e inspira e reforça a iniciativa do Governo do Amazonas com o Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024.

FOTO: Julcemar Alves/Sedel

“O acendimento da chama olímpica é mais do que uma cerimônia, é um lembrete poderoso de que, apesar de nossas diferenças, estamos unidos pelo respeito mútuo e pelo amor ao esporte. O Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, do Governo do Amazonas, é um reflexo deste espírito que inspira gerações”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

Mais do que um elemento natural, a chama olímpica é um símbolo do espírito esportivo e dos ideais olímpicos de excelência no esporte, amizade e respeito. Ela é uma mensagem de paz e esperança, relembrando a antiga trégua olímpica que pedia a cessação de todos os conflitos durante os jogos.

“É um sentimento inexplicável, por isso é tão importante saudarmos esse momento. É um momento de reflexão para a humanidade, que passa por tantas dificuldades. Olhe para o lado e entenda que a união dos povos tem uma força incrível. Nada substitui a força dos povos que é gerada durante os Jogos Olímpicos”, exaltou Sandro Viana, ex-atleta que conquistou a medalha de bronze em Pequim 2008 e carregou a tocha olímpica da Rio 2016 por Manaus.

FOTO: Julcemar Alves/Sedel

O acendimento da tocha remonta à Grécia Antiga, onde jogos eram realizados em honra a Zeus, e uma chama ardia continuamente durante as competições. Reintroduzida nos Jogos Modernos de 1928, em Amsterdã, a chama olímpica passou a ser acesa antes dos Jogos Olímpicos, por meio do uso de um espelho parabólico que concentra os raios do sol, garantindo que a chama seja puramente solar, reforçando sua pureza simbólica.

Desde então, o revezamento da tocha olímpica tornou-se um ato de anúncio para o início dos Jogos Olímpicos, percorrendo milhares de quilômetros e sendo conduzida pelas mãos de atletas e cidadãos comuns.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Amazonas tem cerca de 30 mil Carteiras de Identidade aguardando os donos

24 de abril de 2025
Amazonas

Coral Infantil do Liceu integra apresentação de ‘La Bohème’ no Teatro Amazonas

24 de abril de 2025
Amazonas

Coral Infantil do Liceu integra apresentação de ‘La Bohème’ no Teatro Amazonas

24 de abril de 2025
Amazonas

Amazonas Band faz especial de jazz no Teatro da Instalação e encanta público

24 de abril de 2025
Amazonas

Amazonas Band faz especial de jazz no Teatro da Instalação e encanta público

24 de abril de 2025
Amazonas

Amazonas participa do Fórum Internacional da IAMzonia em Roma

23 de abril de 2025
Noticiário DFNoticiário DF