Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário DF
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário DFNoticiário DF
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Estudante autista faz exposição ‘Peixes da Amazônia’ na Assembleia Legislativa do Amazonas

2 de abril de 2024
Compartilhar

A exposição “Os Peixes da Amazônia” traz pinturas em tela do artista Vinícius Castilho. O evento realizado pela deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) acontece no hall da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em alusão ao mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para a parlamentar, é uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade à discussão do tema e mostrar o belo trabalho feito pelas mãos de um jovem autista.
“É sempre importante aproveitar a semana em que trabalhamos a conscientização sobre o autismo e abrir as portas desta Casa para falar sobre o assunto, sobre a importância da família no processo, fazer emissão de carteiras e, além disso, expor a arte do Vinícius, artista manauara, diagnosticado com TEA e que nos mostra como é possível integrar e interagir, cada um do seu jeito e no seu tempo”, argumentou Dra. Mayara.
Estudante do primeiro ano do ensino médio, em escola regular de ensino, Vinicius tem supervisão psicopedagógica e plano individual de ensino. A atenção da família é fundamental para o seu desenvolvimento, tanto na dinâmica familiar, comunitária e escolar, quanto no acompanhamento de saúde especializado e multidisciplinar.
Vinícius foi diagnosticado com TEA aos dois anos de idade e, segundo a mãe, Fabiane Castilho, a atitude mais importante para qualquer família é a aceitação e isso faz toda a diferença.
“Não tenham medo, não tenham vergonha de assumir o espectro. O grande empecilho para o desenvolvimento dessas crianças é o atraso no acesso às terapias orientadas. Todo o conhecimento e habilidade do Vinícius foi fruto de vivência, de aceitação familiar, do meio, do apoio escolar, da aceitação dos amigos. Para as famílias, eu digo: o amor desenvolve”, afirmou Fabiane.
Autodidata em desenho à mão livre e pintura em tela, Vinícius tem criações autorais desde a primeira infância. Na exposição, ele fez questão de mostrar cada obra e explicar sobre os peixes, os materiais utilizados e as técnicas aplicadas.
“Esse é o peixe tambaqui, o peixe bodó, pirarucu, tucunaré e esse é o vovô Ozali, pescando o jaraqui. Desenho com lápis, pinto com tinta acrílica e contorno os detalhes com marcador”, disse Vinícius.
A inspiração da primeira exposição veio após a participação de Vinícius em uma feira agropecuária, realizada em Manaus.
“Ele visitou um stand que tinha o pirarucu e, a partir daí, veio a curiosidade e ele começou a pesquisar sobre vários peixes e a pintar. O trabalho foi realizado entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, com técnica autoral, trabalhado com técnicas diferentes dentro do conhecimento dele sobre cada peixe, tamanho, escamas, cores . Ele mesmo criou as cores e deu o seu melhor, ganhando habilidades e conquistando seu próprio espaço”, contou Fabiane.
Além do trabalho com telas, o artista também tem em seu currículo a ilustração do livro “Transtorno do Espectro Autista – Orientações para as famílias”, dos autores Adriana Ferreira, Carlos Nascimento e Nathalia Sales.
Fabiane falou sobre a importância da obra e o poder do compartilhamento das informações e como a conscientização influencia positivamente o cotidiano da pessoa autista.
“O livro é uma ferramenta de informação muito importante, pois traz orientações para que famílias saibam se comportar em determinadas situações. É também uma forma de promover a formação de multiplicadores de conhecimento a respeito do assunto, como lidar melhor com as limitações e assim, incentivar a participação do autista em qualquer atividade”, explicou Fabiane.
A exposição segue, no hall de entrada da Aleam, situada na avenida Mário Ypiranga, bairro Flores.
Outros serviços
Durante a programação, haverá atendimento para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que garante atendimento prioritário em todos os segmentos públicos e privados do Amazonas e orientações sobre a aromaterapia no autismo, pela doutora Tatiana Carranza.
— — —Link do livro “Transtorno do Espectro Autista – Orientações para as famílias” – https://drive.google.com/file/d/1dK_CJeBj2CxxRBKSrSxTIvIpHErd705/view

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Roberto Cidade destaca aprovação de projeto que promove a reorganização administrativa, viabilizando a realização de concurso público

23 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Roberto Cidade comanda votação que aprovou reajuste salarial a servidores da Assembleia Legislativa e profissionais das forças de segurança

23 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas aprova data-base de policiais e bombeiros militares

23 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Deputados repercutem morte de PM e cobram investimentos na saúde mental

23 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso celebra aprovação de reajuste de auxílio para pessoas com sequelas da hanseníase

23 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Mário César Filho apresenta Projeto de Lei que garante pulseiras de identificação para autistas e pessoa com deficiência oculta nas unidades de saúde

23 de abril de 2025
Noticiário DFNoticiário DF