Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário DF
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário DFNoticiário DF
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Semad presta esclarecimentos sobre a licitação do ManausMed

6 de março de 2024
Compartilhar

O secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Ebenezer Bezerra, e o subsecretário do Serviço de Assistência à Saúde do Município de Manaus (Manausmed), César Marques, estiveram, na manhã desta quarta-feira, 6/3, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na Av. Padre Agostinho Caballero Martin, nº 850, no bairro Santo Antônio, para dar esclarecimentos sobre o pregão eletrônico realizado pela Prefeitura de Manaus para contratar plano privado de assistência à saúde e assistência odontológica para os servidores.

O titular da Semad iniciou destacando que a licitação obedeceu a todos os trâmites legais e teve como vencedora a empresa Hapvida Assistência Médica S.A. Porém, segundo ele, após ouvir servidores em diversas secretarias, o prefeito David Almeida optou por não assinar o contrato, mantendo a assistência à saúde sem alteração.

Segundo o secretário, atender ao convite da Câmara foi importante para, mesmo esse processo tendo sido encerrado, reforçar a transparência da gestão com a realização dessa e de todas as licitações da prefeitura.

“Foi muito oportuno o convite para comparecermos a essa casa, porque é necessário desmistificar o que aconteceu com essa licitação. Muitas pessoas usaram as redes sociais para dizer que o prefeito David Almeida estava privatizando o serviço de saúde dos servidores, e não seria assim, porque a privatização é a venda de uma empresa pública para a iniciativa privada. O contraponto disso é o pagamento, entrando recursos para os cofres públicos, e isso não aconteceria. Além, disso, a privatização normalmente ocorre por leilão público, ganha quem pagar mais, ou por venda direta ou por venda de ações e o Manausmed não se enquadra em nenhuma dessas alternativas”, esclareceu o secretário Ebenezer Bezerra.

O subsecretário do Manausmed, César Marques, frisou que os servidores não ficaram sem atendimento e que, mesmo ao final da licitação, isso não ocorreria. Prova disso, segundo ele, são os números de atendimentos realizados em apenas dois meses de 2024.

“Em menos de 60 dias, o Manausmed registrou 19.655 atendimentos ambulatoriais, 7.282 atendimentos de urgência e emergência. Temos 183 pacientes em tratamento oncológico, muitos dos quais ultrapassam o custo mensal de R$ 60 mil. Nossa despesa mensal com o tratamento de pacientes com câncer é de mais de R$ 2,2 milhões”, informou.

César Marques ressaltou, ainda, que “enfrentamos problemas estruturais, sim, mas não fechamos as portas dos hospitais, não paramos os atendimentos. Hoje, temos dificuldades em atender a toda a demanda, mas seguimos funcionando. Só de exames de baixa complexidade, nos dois primeiros meses de 2024 foram 57 mil”, contou.

O convite para tratar do assunto foi feito pelo vereador Marcelo Serafim (PSB). Ele destacou que o Manausmed é um patrimônio dos servidores da prefeitura, mas que é necessário buscar a evolução do formato de financiamento do serviço.

“O Manausmed foi criado a partir do desmembramento do antigo Instituto Municipal de Previdência e Assistência Social, o Impas. Naquela ocasião, entre 2005 e 2006, a metodologia de financiamento atendia – o servidor entrava com uma parte e a prefeitura com a outra parte e hoje a gente vê que existem dificuldades. O Manausmed é um patrimônio do servidor público, é um bom plano, embora esteja enfrentando dificuldades e é necessário que se discuta, de forma madura, a fim de resolver o problema”, pontuou o vereador.

Vice-líder do prefeito na Câmara, o vereador Raulzinho (PSDB) agradeceu a participação dos representantes da Semad e Manausmed, e reforçou a importância dos esclarecimentos, principalmente no que se refere à privatização. “O que escutamos, ao longo dos dias, é que era uma privatização. E o secretário Ebenezer (Bezerra) chega a essa casa para aclarar aos vereadores, e também à população de Manaus. Porque falar de privatização é fake-news, é tentar passar para a população algo que não é a realidade, levando medo e caos aos servidores atendidos pelo Manausmed”, afirmou.

— — —

Texto – Sandra Monteiro / Semad-Manausmed

Fotos – Thelson Souza/ Semad-Manausmed

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Gestão de David Almeida é destaque em debates sobre sustentabilidade durante ‘Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal’

23 de abril de 2025
Manaus

Gestão de David Almeida é destaque em debates sobre sustentabilidade durante ‘Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal’

23 de abril de 2025
Manaus

Manausprev apresenta projeções financeiras de estudo atuarial à CMM

23 de abril de 2025
Manaus

Manausprev apresenta projeções financeiras de estudo atuarial à CMM

23 de abril de 2025
Manaus

PMM realiza Seminário Nosso Centro

23 de abril de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica no bairro Cidade de Deus

23 de abril de 2025
Noticiário DFNoticiário DF